Home Notícias Relatório TI na I Feira do Livro de Caieiras
Relatório TI na I Feira do Livro de Caieiras PDF Imprimir E-mail
Escrito por Cleber Leão   
Seg, 26 de Outubro de 2009 12:25
A TI participou do Projeto Geração Futuro em Ação em conjunto com a I Feira do Livro de Caieiras fornecendo, viabilizando, operacionalizando e apoiando recursos e espaços.

Oferecimento de acesso à Internet no local


Acesso à Internet e à rede interna da Prefeitura, via wireless, para utilização dos demais departamentos da Prefeitura, como a Imprensa, e expositores, como o totem de serviços on-line da Nusa.

 

Viabilização e operacionalização do espaço 'Acesso Grátis à Internet' para a população.
 

Foram providenciados equipamentos, mobiliário, sistemas e pessoal para os quatro dias de evento. Foi projetado esquema para ativação de acesso à Internet (não disponível no local) que suportasse a demanda prevista. Preparados e montados equipamentos colocados à disposição dos visitantes e prestado atendimento durante todo o evento.

Números de estações: 7
Tempo de acesso por usuário por vez: 20 minutos
Total de visitantes registrados: 312
Total de atendimentos prestados: 612

Percepção: A iniciativa foi muito bem recebida pela população tendo visitação plena durante todo o evento, principalmente por jovens e crianças. A procura se deu principalmente por jogos e percebeu-se o interesse das crianças em ter contato com computadores. A performance dos sistemas e equipamentos foram satisfatórias sem intercorrência de maiores problemas.

Cita-se apenas o incidente de problemas na rede elétrica do local que provocaram avaria em dois monitores no primeiro dia do evento, e pelo acesso ser provido através de rádio de comunicação já adquiridos pela Prefeitura e de tecnologia obsoleta, tivemos problemas de interferência na comunicação de acordo com variações climáticas ocorridas no decorrer do evento, como a presença de nuvens sobre os pontos de comunicação.
 

Viabilização e operacionalização do 'Mini Cinema'

Providenciados equipamentos, organização e operacionalização do espaço exibindo vídeos institucionais e educativos selecionados, principalmente para público infantil. Foram cerca de 60 sessões de vídeos com audiência média de 80 crianças nos dois primeiros dias de evento voltados para a visitação das escolas e de 20 pessoas entre crianças e adultos no decorrer do final de semana.

*Percepção:* Mais uma iniciativa positiva preenchendo bem o espaço entre a apresentações no palco principal e oferecendo aos visitantes mais um espaço de entretenimento, relaxante ao mesmo tempo com mensagens importantes sobre cidadania e educação.  O apelo maior foi para os vídeos infantis que eram mais solicitados e tinham sempre maior audiência.
Com o apoio as professoras e dos auxiliares das escolas e o incentivo dos personagens da Sabesp, os vídeos institucionais foram bem aceitos junto as escolas. Porém no final de semana, as crianças estavam acompanhadas pelos pais e dispersavam o interesse para as sessões com vídeos institucionais.

Apoio às Salas de Palestras

Foi prestado suporte fornecendo, ativando e operando equipamento de som e projeção para as palestras, cuidando do bom funcionamento desses recursos durante e após sua utilização.
Percebemos um contratempo com as Contações de Historias que tiveram grande procura nos dois primeiros dias do evento, dificultando o controle do acesso à sala na troca de sessões, que deveriam ocorrer com um intervalo e não estava sendo respeitado.

Projeção de Vídeos

Auxílio na exibição de material fornecido pelos palestrantes, tanto na própria Sala de Palestras como no Palco Principal do evento.

Toda equipe da TI se envolveu diretamente nos trabalhos:
Marcelo Costa, Dimas Leme, Jonathan Rodrigues, Lucas Soares, Geraldo Donizeti, Diogo Rodrigues, Gilmar Miron, Cleber Leão e Querem Hapuque, além da forte colaboração da equipe do AcessaSP/Telecentro João Willian, Alda Moraes e Juliana Silva.

Sugestões em Geral
 

Para uma globalização do evento fica a sugestão de eventos simultâneos no decorrer, vários atrasos ocorreram em função de um “desinteresse” dos expectadores por estarem participando de apresentações mais “nobres” em outro ponto do espaço. Ainda como sugestão o evento poderia ser apenas em dois dias e com um horário mais reduzido e sem tantas atividades como este pois pode ocorrer a perda de foco do evento, pois percebi que as crianças estavam mais interessadas nas salas de acesso a internet e no mini cinema que do na feira do livro.

Com uma antecipação maior será possível oferecer melhor infra-estrutura de comunicação, principalmente para os expositores, para que possam ter opções de forma de pagamento na comercialização de seus produtos.

Um melhor arranjo das palestras e utilização das salas viabiliza executar um procedimento de inscrição prévia dos participantes para dimensionamento da audiência e, até mesmo inscrições na entrada, podem ser exploradas para criação de cadastro de interessados em determinado assunto, para utlização tanto da Administração quanto dos expositores.

Última atualização em Qua, 28 de Outubro de 2009 21:36
 
Copyright © 2019 datashade.com. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.